O Presidente da CMB Jackson Costa Santos apresenta projeto de Lei INSTITUINDO POLITICA MUNICIPAL ÀS DOENÇAS OCUPACIONAIS DO EDUCADOR E DE TODOS OS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

17/08/2017 11:13

A Saúde Ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalho aos riscos da atividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, prejudicando a produtividade e os trabalhos educacionais como um todo.

A precariedade na prevenção de agravos ocupacionais tem um grade efeito negativo não apenas para os trabalhadores e suas famílias, mas também para a sociedade, devido aos altos custos que geram, principalmente em perda de produtividade e os constantes e forçosos  afastamento dos profissionais, sobretudo, prejudicando de metas de cada objetivo proposto como responsabilidade única das escalas.

Por isso, prevenir adequadamente torna-se uma medida mais efetiva  e barata do que tratar e reabilitar. Neste sentido, como balizamento, podemos recomendar o Programa da OIT sobre Segurança  e Saúde no Trabalho e Meio  Ambiente, o qual, contempla diretrizes orientadas para ajudar a implementar tais políticas preventivas servindo-se  de suporte a governos, empresas, trabalhadores e organizações para o desenvolvimento e implementação da políticas e estratégias visando a prevenção de doenças ocupacionais.